top of page
Buscar
Foto do escritortavernaelficarpg

MONSTROS E ENCONTROS!


É normal que em começo de campanha, por exemplo medieval, o grupo espere enfrentar goblins, kobolds, esqueletos e os famigerados orcs. Muitas vezes isso não causa um impacto que o mestre queira, porque são comuns em começo de campanha. Agora, e se aparecesse um minotauro? Ou um golem de pedra? “Mas como tio Ximu, eles são de nível alto para personagens iniciantes?!”. Digo à vocês, adapte-o! Pegue aquele golem de pedra e coloque uma fraqueza, talvez ele já esteja avariado. Um minotauro esqueleto que tal?


Existem ferramentas de equilíbrio que vocês podem usar para colocar aquele monstro forte contra um grupo mais fraco, causando aquele impacto de “vai ser punk esse!”. Você pode dizer que o monstro já é muito velho e suas habilidades estão mais fracas ou o mesmo esteja ferido e por isso mais enfraquecido. Talvez os personagens tenham que fazer missões para pegar itens que sejam muito efetivos contra a criatura ou que a enfraqueçam. Todas essas ferramentas que vocês podem usar para adaptar a criatura tem que ter um motivo, ou seja, não torne corriqueiro isso, bole uma história bacana para que esse monstro adaptado seja desse jeito e tenha haver com a história da campanha no plot principal. Se vulgarizar o método, deixa de impactar, correto? Então para aquele Wyvern velho, que não mais pode voar, é necessário extrair o veneno que ele possui para criar uma poção de antídoto para salvar a vida da filha do rei local.


O inverso também é bastante interessante, vejam bem, imagine o grupo de nível mediano chegando numa tribo goblin, e meio que achando que estão garantidos e dão de cara com o campeão da tribo, um goblin guerreiro de nível 7 que possui 2 itens mágicos! Para adaptar monstros mais fracos que o grupo um jeito bem interessante é lhe conferir níveis de classe, como a dos jogadores. Muitos livros de monstros de sistemas variados trazem a versão normal do monstro e uma versão mais “parruda”, que dê mais trabalho. Outro jeito é fazer um grupo grande daqueles monstros mais fracos que atacam e tem habilidades como uma criatura de nível mais alto, combatendo de forma sincronizada.

Essas ferramentas foram exemplificadas em medieval fantástico, mas o conceito pode ser usado em qualquer sistema, basta ter paciência e um pouco de trabalho. Usem com parcimônia e tenham em mente sempre o equilíbrio do jogo,

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page